top of page

Rodrigo é especializado em mixagem e masterização profissional,

sendo engenheiro de áudio há duas décadas. Por ser músico há 30 anos, sua musicalidade colabora para resultados técnicos competitivos no mercado sem a perda da essência artística.


A sua música não será moldada de acordo com a estética de Rodrigo.

Seu foco é personalizar a sonoridade de cada trabalho.

Clientes de Mix.jpg

O player abaixo reproduz os áudios em baixa qualidade:

Além de mixar e masterizar profissionalmente, Rodrigo Lana também ensina sobre produção musical, áudio e tecnologia gratuitamente em seu canal.
 

Ao compartilhar seus conhecimentos, Rodrigo também aprende com a comunidade de pessoas que se formou no canal. Através de comentários com opiniões, experiências e reflexões críticas, profissionais e aprendizes de vários lugares têm nessa espaço uma fonte de crescimento.

Segue uma playlist com vídeos relacionados a mixagem:

Rodrigo Lana tem cerca de 20 anos de experiência com o áudio. Iniciou sua trajetória na música ainda antes disso, como pianista, há 3 décadas atrás. Nasceu em Carmo do Paranaíba, Brasil, e já aos 10 anos de idade dividia as brincadeiras da infância com os estudos musicais. Anos depois mudou-se para Belo Horizonte, onde se formou como bacharel em piano e, em paralelo, começou uma longa pesquisa sobre o universo do áudio, no qual atua desde então. Como músico, ganhou vários prêmios (inclusive o importante BDMG Instrumental) e participou de dezenas de projetos. Entretanto, entrelaçada a esta carreira, sua atuação na área técnica e de produção musical foi ganhando cada vez mais destaque, tornando-se sua principal atividade.

Foi criador do grupo instrumental Diapasão e, com as práticas e pesquisas do grupo, adquiriu uma ótima experiência em palcos e gravações em estúdios. Criou a produtora Música Mundi, onde trabalhou diariamente levando música, sonorização e captação de  áudio para diversos tipos de eventos. Além disso, realizou a pós-produção (edição, mixagem e masterização) desses trabalhos no estúdio da produtora. A partir dessas experiências e de formações em áudio, criou o curso de “Produção Musical no Logic Pro X”, produziu o disco de sua autoria “Quebra-Cabeça” utilizando recursos digitais. Já produziu, gravou e mixou trabalhos de vários artistas, assim como realizou produções para teatro.

Lançou com Isabella Bretz um livro inédito no mercado, o “Conhecimentos de Áudio para Cantores”. Seu objetivo é democratizar o acesso ao áudio e tecnologia aos artistas (acesso geográfico, financeiro e intelectual), proporcionando shows e gravações melhores, melhoria da comunicação com outros profissionais da cadeia produtiva (especialmente técnica), produção musical em casa, expansão da criatividade e geração de renda. O livro se tornou o projeto internacional “Audio For Singers”, que também conta com uma página no Instagram, um canal no Youtube, um site, palestras, oficinas e masterclasses. A dupla já participou de grandes eventos como Semana Internacional de Música de São Paulo, Música Mundo, Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA – Áudio), Encontros Educativos Meninas do Brasil e mais. 

Além do livro, Rodrigo compartilha gratuitamente conhecimentos técnicos sobre produção musical, mixagem e masterização no seu canal no Youtube, “Rodrigo Lana”. Com este trabalho têm obtido um ótimo crescimento, com bastante engajamento do público. Com didática diferenciada, paciência e atenção aos seguidores, Rodrigo traz essas informações em português e alcança pessoas lusófonas em vários países diferentes. Dentre os vídeos que produz, há um curso especial para iniciantes gratuito com 40 vídeos.

Devido à credibilidade de seu trabalho, grandes empresas tornaram-se parceiras de Rodrigo, como a Oeksound (Finlândia), Celemony (Alemanha), Sonible (Áustria), Leapwing Audio (Bélgica), Antares (EUA) e Soundtheory Ltd (Reino Unido), Denise (Países Baixos), Eventide (EUA), Muletone (Brasil), Heavyocity (EUA), LANDR (Canada), Sonarworks (Letônia), Three-Body Technology (China), Spitfire (Escócia), GIK Acoustics (EUA), ADAM (Alemanha) e outras.

bottom of page